quinta-feira, 19 de maio de 2016

"Hunger Games" vs "The Divergent Series"

Fonte

Tal como muitos outros (para não dizer todos), acho as séries Hunger Games e Divergente bastante similares. Na verdade, quando ouvi falar sobre o primeiro filme do Divergente (já conhecia o Hunger Games) achei que era uma cópia do anterior e não tive muita vontade de o ver.

No entanto, lá acabei por ver o filme Divergente (pouco antes de sair o Insurgente) e gostei! Gostei muito mais do que do Hunger Games! Acho que a história é mais credível que a do Hunger Games (mandar miúdos matarem-se uns aos outros como forma de manter a paz e fazendo disso um reality show?! Really?! Apesar de todas as tecnologias que têm são mais bárbaros que as antigas civilizações?! -.-). Acho a ideia de dividir a sociedade em facções uma forma mais fácil de construir um novo mundo do que obrigarem miúdos a matarem-se após uma catástrofe apocalíptica.

Entretanto, li os livros de The Divergent Series e também gostei muito; são fáceis de ler e a história foi muito cativante. Todavia, achei que o último livro, onde percebemos todo o contexto da criação das facções, podia ter sido mais desenvolvido. Ganharia muito mais. Assim, depois de ter lido esta série, continuei a preferi-la. 

Recentemente li os primeiros dois livros do Hunger Games (falta-me o terceiro!!!). Continuo a achar o "reality show" bárbaro e idiota, mas o próprio livro de certa forma diz o mesmo (ou melhor, a Katniss). A protagonista dá voz às minhas críticas sobre o modo como o Capitólio mantém (ou tenta manter) os distritos obedientes e gostei disso.

Outro aspecto que me fascinou no Hunger Games, e é diferente do Divergente, é a escrita: o Hunger Games é mais cruel e frio (o que combina com a história), nota-se mais a realidade sangrenta do que no Divergente. Isso torna a escrita mais madura (pelo menos na minha perspectiva). Apesar do Divergente também ter algumas cenas chocantes, em comparação com o Hunger Games elas são de certo modo amenizadas.

Assim, para terminar este longo post, relativamente à história prefiro o The Divergente Series; mas gosto muito mais da escrita utilizada por Suzanne Collins.

Sem comentários:

Enviar um comentário