quinta-feira, 31 de março de 2016

Pottermore - Opinião

Fonte

Como muitos devem saber (ou pelo menos os fãs de HP), o Pottermore é uma plataforma online onde a J. K. Rowling publica textos extras aos livros da saga Harry Potter (e não só; por exemplo, também são aí divulgados notícias sobre a nova trilogia de filmes)

Apesar de muitos gostarem da ideia, também há aqueles que são contra (tal como em tudo o resto). Mesmo fãs que adoraram os livros não gostam da J. K. Rowling estar sempre a publicar novas coisas; para eles "a saga acabou, ponto!". 

Da minha parte, até gosto bastante da ideia (apesar de preferir a primeira versão do Pottermore, com a possibilidade de fabricar poções, entrar em duelos, ganhar a taça, e assim...). Permite-nos perceber que a escritora tem na sua mente um mundo todo relacionado; não existem só aqueles feiticeiros, aquelas escolas, aquelas histórias... Toda a sua criação é muito mais ampla e complexa do que apenas aquilo que encontramos na história principal.

Como referi nuns posts anteriores, andei a ler uns livros extra de O Senhor dos Anéis que foram publicados pelo filho do J. R. R. Tolkien após a sua morte e com base em apontamentos de Tolkien sobre Arda e a Terra Média. Estes livros fizeram-me lembrar de algum modo o Pottermore, pois eles também pretendem expandir a fantasia criada por Tolkien, apesar da forma de divulgação ser obviamente diferente.

Não quero aqui comparar ambas as séries nem os seus textos extra; apenas salientar que aprecio a possibilidade de expandir o conhecimento sobre a imaginação do autor, e assim compreender o background da história principal e/ou saber o que acontece no futuro aos nossos personagens favoritos!


Sem comentários:

Enviar um comentário