segunda-feira, 21 de março de 2016

"O Silmarillion" - Opinião

Fonte

Como mencionei num post anterior, finalmente consegui encontrar "O Silmarillion" numa biblioteca! (e entretanto já o acabei de ler)

Quando li os três livros de "O Senhor dos Aneís", apercebi-me do quão complexo é o mundo criado por J. R. R. Tolkien, mas confesso que só agora, com a leitura de "O Silmarillion" me dei conta da grandeza, complexidade e imaginação do autor!

É realmente incrível! Tolkien criou um mundo totalmente novo (apesar de notar por vezes algumas similariedades com crenças reais), cheio de nomes "estranhos" (a maioria das personagens e locais tem mesmo mais do que um nome!), incontáveis personagens e uma geografia bastante detalhada! Isto para não falar das várias línguas que inventou!

O melhor é que tudo quanto foi criado está interligado! Desde o início da criação do mundo até ao fim da história que conta. As relações familiares e não familiares são incríveis e bastante complexas, tal como no mundo real. Parece mesmo que o autor conta a História do mundo e não um produto da sua imaginação!

Eu já gostava do mundo que ele criou, mas vendo (ou melhor, lendo) mais sobre as ideias do escritor ainda tenho um maior afecto por Arda!

O livro em si, "O Silmarillion", não é propriamente uma narração de uma história a estou habituada. Achei-o mais como um compêndio de vários factos importantes da criação e da evolução de Arda (o que é de certa forma verdade, visto que o livro foi publicado post-mortem e resultou de uma compilação feita pelo filho do escritor com base em vários apontamentos que Tolkien foi escrevendo ao longo dos anos). É quase como se fosse um livro de História.

J. R. R. Tolkien foi sem dúvida um autor/criador enorme e com uma imaginação invejável!

(e agora vou começar o "Contos Inacabados de Númeror e da Terra Média")

1 comentário:

  1. Acho que o senhor têm um valor imenso... mas confesso que pelo tipo de leitora que sou, provavelmente nunca conseguiria ler um livro dele.

    ResponderEliminar